COP9

Começou hoje a COP9 em Genebra.

O que é a COP9?

A Conferência das Partes (COP) é um órgão deliberatório que reúne os 181 países membros da Convenção-Quadro da OMS para o Controlo do Tabaco (designados por Partes), de dois em dois anos, direcionando as ações dos países, no sentido de restringir a produção e o consumo do tabaco. Cabe à COP tomar decisões sobre aspetos técnicos, processuais e financeiros da implementação do tratado nesses países. A cada dois anos, as Partes remetem relatórios ao Secretariado da Convenção, a fim de fornecer informações sobre a implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco nos seus países.

O que isto tem a ver com o vaping?

Uma vez que os cigarros eletrónicos, tabaco aquecido, e outros produtos com nicotina estão englobados novos produtos de tabaco, será uma das reuniões que irão regular vendas, consumos e fronteiras.

Onde posso assistir à reunião?

A reunião será feita à porta fechada, sem participação de consumidores, indústria ou associações.
No entanto podemos assistir ás intervenções dos países aqui

Onde posso ficar a par das deliberações?

As deliberações oficiais estarão disponíveis no site da FCTC:
https://fctc.who.int/

Várias associações de vaping europeias e mundiais estão a acompanhar esta reunião, podes seguir as novidades em:

sCOPe Livestream (emissão da CAPHRA com vários especialistas na redução de danos)
https://www.facebook.com/events/580516533093123
https://www.youtube.com/channel/UCIGS3bf_ppY5_-n_3pKrtMA

Há alguma ação marcada para estes dias?

A World Vapers Alliance (WVA) está a organizar um protesto nos dias 9 e 10 em Genebra. Se queres participar nesta manifestação inscreve-te aqui para ficares a par da localização e horas.

A ANESVAP está a organizar uma vigília virtual com velas LED para simbolizar todos aqueles que perdemos na luta contra o tabaco e que podíamos salvar com a redução de danos (mais propriamente com os cigarros eletrónicos daí ser com velas LED). Mais informação aqui.

Os Ohms do Vapor fizeram algumas ações relacionadas com esta conferência?

Sim, como membros da ETHRA e acima de tudo como cidadãos contactamos as entidades portuguesas que vão participar nesta conferência, disponibilizamos-lhes uma carta escrita por 100 especialistas em medicina mundiais. Disponível aqui. Tirando isso estamos empenhados em esclarecer as dúvidas que possam ter sobre estas conferências e reuniões.

Independentemente dos resultados da conferência é muito mais importante mostrar os resultados na saúde que o vaping nos trouxe.
Daí estas pequenas acções que todos podemos participar.

É preciso actuar agora e não quando já houver nada a fazer.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Share on whatsapp
WhatsApp